Sobre

Festival de Arte Digital e Música em Portugal

O festival da Inércia é organizado pela Associação Inércia, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da demoscene. A edição de 2025 será a 17ª do evento organizada pelos membros da Associação e a 5ª a ser realizada em Almada em particular.

A Inércia 2025 terá lugar 6 e 7 de Dezembro de 2025 no Salão de Festas da Incrível Almadense, uma sala centenária no coração de Almada, do outro lado do rio de Lisboa.

Este salão mítico oferece-nos espaço para até 150 visitantes (incluindo lugares dedicados em mesas com assentos confortáveis para até 50 pessoas). O evento decorre de sábado a domingo, durante o qual haverá muitas oportunidades para apresentares o teu trabalho e conviver com outros artistas, demosceners e criadores.

Video reportagem da Inércia 2024:

Sobre a Demoscene

A demoscene é uma subcultura internacional de arte digital centrada na produção das chamadas demos: programas de computador autónomos, por vezes extremamente pequenos, que apresentam conteúdos audiovisuais. O objetivo de uma demo é demonstrar as capacidades de programação, artes visuais e musicais.

A comunidade da demoscene organiza regularmente eventos para competir e socializar, as chamadas demoparties: eventos sociais físicos, normalmente durante um fim de semana, centrados na apresentação de novos conteúdos da demoscene. Incluem normalmente competições de várias categorias, seminários sobre temas relevantes e actuações ao vivo de música e visuais.

A Inércia na sua raiz é uma demoparty mas também convida outras culturas ligadas à arte e fabricação digital a participar, sendo definida como um festival de arte digital e música.

Entrada

Entrada gratuita para associados da Associação Inércia ou SFIA com as quotas anuais pagas.

10€ para restantes interessados.

Devido a limitações de capacidade, teremos um sistema de pré-inscrição a abrir em Setembro.

Regras de Conduta

A organização reserva o direito de excluir do evento qualquer pessoa que possa estar a causar distúrbios ou tenha demonstrado esse tipo de comportamentos no passado, ao abrigo da lei de organização de eventos privados. Só o faremos quando recebermos queixas de discriminação ou doutrinação indesejada / discurso retórico sobre quaisquer assuntos discriminatórios (racismo, intolerância, misoginia, discurso de ódio religioso ou político, teorias da conspiração, etc.). Não serão toleradas quaisquer ameaças físicas ou verbais / assédio aos nossos voluntários organizadores ou visitantes. Quem for apanhado a infringir a lei portuguesa será entregue às autoridades locais.